Alunos da EMEB, Dimas Jordão comemoram de forma especial, o Dia da Árvore, (21/09), fazendo plantios de árvores nativas acompanhadas do prefeito, Henri Hajime Sato, Doutor Sato, (PSDB), nas área externas da futura sede da Prefeitura de Jandira, que está em fase de conclusão das obras. Na ocasião, mudas de Cerejeira também foram plantadas no pátio interno do prédio.
Logo no início da manhã, o prefeito recebeu os alunos, que acabaram conversando bastante sobre o tema. Sato brincou com a garotada, deu uma aula sobre o meio ambiente e destacou a importância das árvores. Em seguida, convidou os alunos. “Vamos comemorar o Dia da Árvore, plantando mudas que irão crescer igual vocês e irão deixar este espaço mais bonito, nos dar sombra e oxigênio”, explicou o prefeito. “Vamos lá”, incentivou Sato.
Os alunos e o prefeito, com apoio de colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente plantaram mudas de Ipês: roxo, amarelo, branco e rosa. Também participaram da ação, a primeira-dama, Dra. Denilda Fonseca; a secretária de Educação, Marta Vieira e Wesley Teixeira que comanda o Meio Ambiente na cidade.
Cultura Japonesa

Em seguida, Sato convidou os alunos para o pátio interno, apresentou o prédio do futuro Paço Municipal e plantou duas mudas de Cerejeira Japonesa Sakura, que é uma flor nacional do Japão. Na cultura japonesa, a Flor de Cerejeira de origem asiática, significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.
Mais mudas
O secretário de Meio Ambiente, Wesley Teixeira informou que serão plantadas no dia de hoje, 37 mudas de árvores nativas no entorno da nova Prefeitura, mas o projeto inclui o plantio de 250 espécies, incluindo árvores frutíferas. Já na cidade, a meta é plantar 18 mil mudas, cumprindo o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental. “De janeiro, até hoje, plantamos 2.800 mudas. É um trabalho difícil e lento por causa de espaços. As áreas e os locais têm que ser estudados e bem analisados”, disse o secretário. “Não podemos plantar árvores de qualquer jeito”, completou.
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro. No hemisfério sul o dia 23 de setembro marca a chegada da primavera. A data também é uma referência para indivíduos e grupos que são encorajados a plantar árvores.
Exemplos disso, são os pequenos alunos do ensino básico, que cumpriram hoje essa missão junto com o prefeito. Com certeza, daqui alguns anos, quando passarem em frente ao Paço Municipal irão ver os Ipês coloridos e lembrarão, que um dia fizeram parte dessa história.