A cidade de Jandira, recebeu, no sábado dia (02/10), o 15º Circuito da Saúde, promovido pelos os Rotarys Clubs da região, na praça central, Anielo Gragnano. Segundo os organizadores, foram feitos durante todo o dia 3.788 atendimentos entre exames, consultas e diversões gratuitas. O evento contou com apoio da Prefeitura de Jandira, por meio do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Dra. Denilda Fonseca.
Foram montadas tendas para atendimento e a decoração em balões rosa reforçaram as ações da Campanha Outubro Rosa, na prevenção do câncer de mama. Participaram do evento: a Clínica de Olhos Vedere - Fábrica de Óculos SR - Smart Fit - Centro Universitário São Camilo - Ultrafarma - PROJOV (Programa Rotário para Jovens) - JOHREI - Instituto Foyer - Instituto Médico de Odontologia Campesina - OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - L10 Notícias - Plano Alphacampus Assistance - Secretaria de Saúde - Secretaria de segurança Pública - Diretoria de Esporte Lazer e Recreação - Diretoria de Trânsito e Transporte - Polícia Militar com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) - GCM (Programa de Educação para o Trânsito).

O prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato, Doutor Sato, (PSDB) visitou o evento acompanhado da primeira-dama, Dra. Denilda Fonseca, conversou com a população e chegou a fazer alguns minutos de esteira elétrica, ao lado do ultra maratonista Robson Douglas, que é o recordista brasileiro de corrida em esteira, tendo como desafio correr 10 horas ininterruptas durante toda a programação do evento. O prefeito destacou a parceria. “Este é um evento dos rotarianos da nossa região, uma instituição muito bem organizada que se preocupa com o bem-estar da população. Tudo que for feito no intuito de ajudar a cidade terá nosso apoio”, declarou Sato.
Nas tendas, a moradora de Jandira, do bairro Javaes, Helenice Fernandes passou pelo atendimento e aprovou a iniciativa. “Eu fiz exame de glicemia e medição de pressão. Sempre que tem esses tipos de atendimento eu aproveito para fazer, porque geralmente é no final de semana e acaba sendo rápido”, explicou Helenice.
Para os motoristas mirim teve multa e acidente de trânsito

Outro ponto do evento bastante frequentado foi a mini pista do Programa de Educação para o Trânsito, da Guarda Civil Municipal, com carrinhos elétricos e orientações para os futuros motoristas. A pequena Bianca, de 5 anos, que mora em Jandira, no Jardim São Luís se envolveu em um acidente de trânsito batendo o quadriciclo no veículo da frente. “Eu olhei para trás e bati. Aprendi que quando tiver alguém atravessando a faixa tem que parar”, detalhou Bianca. A mãe Liliane Castanho deu a dica. “Quem bate na traseira do carro da frente, paga as despesas", lembrou Liliane parabenizando o programa.
Já a garotinha que sofreu infrações foi a Ketlyn, de 9 anos, moradora de Itapevi. Ela avançou o sinal vermelho e invadiu a faixa de pedestre, na frente do CGM Flavio, que chamou a atenção pelas duas infrações consideradas gravíssimas e orientou a pequena motorista. “Eu fiquei nervosa e não consegui parar”, se defendeu Ketlyn. O pai Danilo Vieira aprovou o programa. “Essa é uma educação que deveria fazer parte do currículo escolar das crianças", observou Vieira.
Cães farejadores
O Canil da GCM de Itapevi também participou do evento, o subcomandante Santos trouxe a equipe que inclui quatro cães: Kratos, Ayla, Ozzy e Sienna que são farejadores detectores de odor característicos para identificação de drogas e de imobilização de indivíduos em fuga.
Agita
A academia Smart Fit agitou a praça com aulas incríveis de FitDance, atividade aeróbica, que estimula diversos músculos e acelera o metabolismo, a atividade é uma forte aliada no processo de emagrecimento.
O Abutre's Moto Clube também fez muito barulho com o ronco dos motores das motos que passaram em exposição na praça. O moto clube brasileiro é composto por um grupo sem fins lucrativos, que reúne amantes do motociclismo com a finalidade de desfrutar do lazer, entretenimento e promover ações filantrópicas por meio de uma motocicleta e boa vontade, como ações beneficentes.
Também houve sorteios de brindes, bicicletas e televisão, os participantes tiveram a oportunidade de doar alimentos não perecíveis e brinquedos para o Fundo Social de Solidariedade, que foram trocados por cupons para concorrer aos sorteios.
Ah! Você lembra do ultra maratonista

Robson Douglas, completou às 10 horas ininterruptas, correndo na esteira e fechou o ciclo de 100 horas, no Estado de São Paulo. “O importante é usar o balanço dos pés e controlar a respiração. Não é força física, aqui é exercício mental”, explicou o atleta. Robson Douglas informou que segue para o Paraná e terá como meta 200 horas de corridas em cima da esteira, divididas em 20 cidades, sendo 10h em cada uma delas.
O diretor de Esporte Lazer e Recreação, Abílio Oliveira homenageou o atleta com uma placa de aço em agradecimento pela participação e solidariedade com o município.
Colaborou: O radialista e jornalista, Roberto Santana