O HMJ contará com 56 leitos, sendo 12 Unidades de Terapia Intensiva (UTI)
O prefeito Henri Hajime Sato, o Doutor Sato, (PSDB), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Denilda Fonseca, assinou, no dia (07/02), o contrato de construção do HMJ (Hospital Municipal de Jandira), que inclui também uma maternidade. A ação faz parte de uma das propostas de seu Programa de Governo.
Na cerimônia, o prefeito usando jaleco médico e capacete de engenheiro civil fez o descerramento da placa da Pedra Fundamental do HMJ, e, deu início ao empreendimento operando uma escavadeira hidráulica, fazendo a primeira movimentação de solo do maior canteiro de obras de sua administração, com área total edificada de mais de 5 mil metros quadrados.
O novo hospital e maternidade será construído em um terreno que fica entre duas das principais artérias viárias do município, avenidas Conceição Sammartino e Via Expressa, onde está localizado o Ginásio de Esporte Central, que será demolido para dar lugar ao novo empreendimento.
Parcerias

Em seu discurso, o prefeito afirmou que tem buscado parcerias para execução das obras e compra de equipamentos para estruturar o HMJ. Destacou que a deputada Bruna Furlan destinou R$ 1 milhão para o projeto. Outros R$ 2 milhões foram destinados pelo deputado Gilmaci Santos, presente no evento.
Ressonância Magnética: Sato ainda frisou, que por meio de parceria com o deputado federal Marcelo Lima, o novo hospital receberá um equipamento de Ressonância Nuclear Magnética, que realiza exame de imagem de alta precisão utilizado em muitas especialidades médicas, para investigação de patologias ou outras alterações na parte interna do corpo humano.
Não perdendo a oportunidade, o prefeito mandou um recado. “Se tiver alguém da oposição torcendo contra uma melhoria tão importante, vocês já vão ficar sabendo que o hospital, já vai iniciar equipado, com equipamentos de última geração”, alfinetou Sato. “Se fosse pelo compromisso político talvez eu não estivesse aqui. É pelo compromisso que tenho com o meu povo, com a população de Jandira”, completou o prefeito.
A primeira-dama Dra. Denilda Fonseca também fez uso da palavra e disse que a construção do hospital é um sonho do prefeito, que será realizado.
Na sequência, o vice-prefeito e secretário de Governo, Piti Piteri lembrou o prefeito, que durante as eleições, percorreram as 512 ruas da cidade, ouvindo a população e a principal reivindicação era a construção do hospital, que acabou tornando-se a principal promessa de campanha.
Representando o Legislativo, o presidente Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, parabenizou o prefeito e comemorou o início das obras, dizendo que as crianças voltarão a nascer em Jandira. Lembrou que foram dois anos difíceis para o prefeito, que correu atrás e não desistiu do sonho de construir o hospital e que irá entregar esse compromisso que tem com a cidade.
A secretária de Saúde, Gabriela Moreira Rocha disparou agradecimentos a toda equipe que trabalhou para execução da primeira etapa da obra e assinou o contrato de prestação de serviço, junto com o prefeito.
O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, representantes de deputados estaduais e federais, munícipes, dentre outras autoridades.
HMJ - Hospital Municipal de Jandira
O Hospital e Maternidade de Jandira, será de baixa e média complexidade, a nível de pronto-atendimentos, partos, cirurgias, como ginecológicas, hérnias, miomas, entre outras.
A escolha do local visou atingir a região central da cidade, tendo em vista que o objetivo principal é fazer com que toda a população consiga se direcionar a ele com praticidade e conforto.
O projeto é composto por 5 pavimentos, com área total edificada de 5.134,26 m². Tudo foi planejado e será executado com o propósito de atender as necessidades de todos os munícipes de maneira personalizada.
O pronto-socorro terá 56 leitos, sendo 4 de emergência, 9 de observação (adulto feminino, adulto masculino e infantil), 12 de UTI (adulto, infantil e neonatal) e 31 de internação espalhados nos seguintes pavimentos: subsolo, térreo, primeiro e segundo.
A unidade funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um total inicial previsto de 150 colaboradores entre setores de enfermagem e área administrativa (população fixa).
