Projeto que altera índice de aluguéis pode ser votado hoje na Câmara dos  Deputados

Projeto que altera índice de aluguéis pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados

 

Deputado Vinicius Carvalho defende o reajuste do valor de aluguel pelo IPCA e não pelo  IGPM, que em 2020 sofreu reajuste de 25% 

Está na pauta de votação desta terça (13/07) no plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1026/21 de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos/SP). 

O PL determina que o índice de correção dos contratos de locação residencial e comercial não poderá ser superior ao índice oficial de inflação do País – IPCA.

Atualmente o índice mais utilizado é o IGPM, que em 2020 sofreu reajuste de 25%, muito superior ao índice oficial da inflação, que girou em torno de 5%.

“Defendemos ainda a livre negociação entre locador e locatário, porém essa livre negociação deve se dar em termos reais, pois sabemos que o locatário dificilmente terá poder de rejeitar o índice proposto. Então estabelecemos como parâmetro o IPCA para o limite do valor que poderá ser celebrado entre as partes, é uma forma de justa de reajuste de contratos, pelo real custo de vida, porém deixamos a porta aberta para a livre negociação”, declarou o deputado.

Na hipótese, do locador achar injusto o valor da correção, poderá propor ao locatário um índice superior, mas este poderá aceita-lo ou não, totalmente diferente do que ocorre hoje, no qual o contrato já estabelece um índice fora da realidade do mercado e o locatário se quiser aceita ou não esse valor. “Defendemos a livre negociação, mas também não podemos deixar o lado mais fraco dessa relação à mercê das regras do mercado”, finalizou Vinicius Carvalho.

Related Articles

Banner 1280- roda pé

Copyright © Free Joomla! 4 templates / Design by Galusso Themes