Os ferroviários da CPTM, deflagraram greve a partir das zero horas, do dia 15/07, por tempo indeterminado. A paralisação atinge nesta manhã a Linha 9-Esmeralda que estava totalmente paralisada. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 10-Turquesa operam parcialmente. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operam normalmente.
A linha 8 Diamante que atende a Região Oeste da Grande São Paulo, no período da manhã, os trens não circularam entre as estações do Jardim Belval, Jardim Silveira, Jandira, Sagrado Coração, Engenheiro Cardoso, Itapevi, Santa Rita e Amador Bueno. As locomotivas percorreram apenas as estações entre Barueri e Júlio Prestes.
Segundo nota do sindicato da categoria, a paralisação é resultado de insatisfação com a companhia de trens e com o Governo do Estado de São Paulo, que paralisaram as negociações de aumento salarial, pelo segundo ano consecutivo.
Inclui ainda o não comprimento de acordo do Programa de Participação nos Resultados, deixando de pagar as parcelas previstas para 31 de março e 30 de junho/21.