Nuvem de poeira gigante engole cidades no interior de São Paulo

Nuvem de poeira gigante engole cidades no interior de São Paulo

Na região de Ribeirão Preto (SP), os ventos chegaram perto dos 100 km/h provocando uma imensa nuvem vermelha de poeira, que atingiu o interior de São Paulo e Minas Gerais

 A nuvem gigante de poeira causada pela mudança climática foi registrada na tarde do domingo (26/09), em cidades paulistas como Ribeirão Preto, Orlândia, Jardinópolis, Guaíra, Morro Agudo, Viradouro, e no Triângulo Mineiro. Ventos chegaram perto dos 100 km/h e logo após a passagem da nuvem gigante houve tempestade, em algumas regiões chegou a cair granizo. 

Na região de Franca, a nuvem ficou tão expressiva que chegou a engolir prédios, inviabilizou o trânsito nas rodovias e deixou o horizonte vermelho. Na região de Bauru, também houve registros de nuvem de poeira antes de temporal com granizo.

O fenômeno é comum na região, mas com essa dimensão foi a primeira vez, moradores ficaram assustados, cidades ficaram escuras, sendo necessário acender as luzes. Segundo os meteorologistas, ainda podem haver aparições dessas nuvens de poeira, porque o clima está muito seco na região, causada pelo longo período de estiagem e queimadas. 

Com a chegada da primavera, as chuvas ficam mais regulares e o clima começa a melhorar durante o mês de outubro, a umidade do ar e do solo aumentam, evitando a formação deste tipo de fenômeno.  

 

 

 

 

Related Articles

Banner 1280- roda pé

Copyright © Free Joomla! 4 templates / Design by Galusso Themes